Por que Os Gatos Ronronam?


Imagem: Canva

Se você já teve a alegria de conviver com um gato, com certeza já ouviu aquele som especial que enche o coração de alegria e tranquilidade: o ronronar. O ronronar dos gatos é um fenômeno fascinante e encantador que nos cativa e nos faz sentir uma conexão profunda com esses seres adoráveis.

O ronronar é um comportamento exclusivo dos felinos, desde os grandes felinos até os gatinhos domésticos. Esse som suave e vibrante é produzido quando o gato contrai repetidamente os músculos da laringe e da glote enquanto respira. Essas contrações geram uma vibração que se propaga pelo corpo do gato, resultando naquela melodia suave e reconfortante.

Mas por que os gatos ronronam?

Essa pergunta intriga muitos estudiosos.

“Nós estamos apenas começando a entendê-lo e há muito mais perguntas não respondidas do que respondidas”, diz Gary Weitzman, um veterinário e CEO da Sociedade Humana de São Diego, nos EUA.

“Enquanto o ronronar geralmente representa satisfação para os gatos, também pode expressar um estado nervoso, medo e estresse. Felizmente, na maioria das vezes é um indicador de satisfação.”

Imagem: Canva

Quando os gatos aprendem a ronronar?

Os gatinhos aprendem a ronronar quando têm alguns dias de vida.

Os veterinários sugerem que esse ronronar quer dizer à “mamãe” que “estou bem” ou “estou aqui” e ajuda suas mães a localizá-los na hora de alimentá-los. Também indica um mecanismo de ligação entre o gatinho e a mãe.

Conforme o gatinho chega à idade adulta, o ronronar continua; alguns ronronam ao comer ou antes de comer, como uma tentativa de convencer os humanos de que é hora de jantar.

Muitos sugerem que um gato ronrona de contentamento e prazer. Mas um gato também ronrona quando está assustado, ameaçado, ferido e com dor.

Uma maneira de pensar sobre isso é equiparar ronronar a sorrir, diz Kelly Morgan, DVM, instrutora clínica do Centro de Medicina Veterinária de Chicago da Universidade de Illinois na Faculdade de Medicina Veterinária Urbana-Champaign em Chicago

“As pessoas sorriem quando estão nervosas, quando querem algo e quando estão felizes, então talvez o ronronar também possa ser um gesto apaziguador”, diz ela, acrescentando que isso é pura especulação.

Imagem: Canva

Pesquisas sobre o ronronar dos gatos

A pesquisadora Elizabeth von Muggenthaler, do Fauna Communications Research Institute da Carolina do Norte (FCRI), é especialista na área de bioacústica.

Ela foi uma das primeiras a reunir várias linhas de pesquisa e sugerir que os felinos ganham vantagens curativas evolutivas com o ronronar.

A estudiosa sugere que o ronronar, com suas vibrações de baixa frequência, é um “mecanismo de cura natural” e pode estar relacionado ao fortalecimento e reparação dos ossos, ao alívio da dor e à cicatrização de feridas.

Estudos recentes defendem que o ronronar libera endorfinas, causando sensação de bem-estar, o que pode explicar tal som em situações desagradáveis.

E o ronronar pode ser um benefício não só para os gatos.

Fazer carinho em um gato é visto como uma forma de alívio de estresse há muito tempo – ter um gato pode reduzir o risco de infarto ou doenças cardíacas em até um terço.

Imagem: Canva

Essas mesmas frequências podem estar fazendo bem para nós também. “Eu acho que o ronronar tem um grande benefício para humanos”, diz Weitzman. “Além dos benefícios fisiológicos, sempre respondemos aos efeitos psicológicos do ronronar. Ele nos acalma e nos agrada, como assistir às ondas do mar na praia. Respondemos ao ronronar de um gato como um estímulo calmante e pode até haver gatos com uma propensão genética maior ao ronronar.”

Muitos donos de gatos relatam que a simples presença de um gato ronronando ao seu lado tem efeitos calmantes e terapêuticos, reduzindo o estresse e a ansiedade.

Por esses motivos, quando seu amigo estiver ronronando pertinho de você, usufrua desse momento mágico e se deixe levar nessa onda de amor.

Imagem: Canva

Quando o ronronar indica problema?

Mas o ronronar dos gatos não é apenas uma expressão de alegria. Eles também podem ronronar em outras situações, como quando estão se sentindo doentes, estressados ou com medo. Nesses casos, o ronronar pode ser uma espécie de mecanismo de autossuporte, uma forma de acalmar a si mesmos em momentos de desconforto ou angústia.

Portanto se você perceber que o ronronar está aliado a outros sintomas como falta de apetite, dificuldade para urinar, não está se lambendo e ainda comportamentos estranhos, busque ajuda de um veterinário.

Seu amigo está te mostrando claramente que precisa ser ajudado!

Photo of author
ogatolevi
Eu sou o Levi, um gato super charmoso e muito amado. Estou aqui para compartilhar informações muito legais, úteis e interessantes sobre o maravilhoso universo dos gatos.

Posts Relacionados