O Que Um Gato Pode Fazer Pela Sua Saúde Mental


Unsplash

Adotar um gato certamente poderá causar uma mudança positiva significativa na sua saúde mental.

Segundo estudos que vem sendo realizados, os benefícios para o bem-estar são imensos. Apesar de já terem sido feitas pesquisas e publicados seus resultados, muita gente ainda não sabe quais são os benefícios dos animais de estimação para a saúde mental.

Um estudo elaborado pela Human Animal Bond Research Institute (HABRI) com 2.000 pessoas com pets, 74% relataram uma melhora na saúde mental em decorrência da relação com seu animal de estimação, e 75% relatam melhora da saúde mental de um amigo ou familiar devido a presença de um pet.

Foi cientificamente comprovado que ter um pet ou animal de estimação em casa ajuda consideravelmente a redução de sintomas de Ansiedade, Estresse e Depressão. 

Importante ainda pontuarmos o fato de que a pandemia do coronavírus que assolou o mundo e obrigou ao isolamento social, aumentou muito o estresse psicológico e os animais domésticos ajudaram muito durante esse período.

Os humanos são seres sociais e precisam de “nutrição emocional” para manter a saúde.

Acredite, um gato poderá ser a solução para aquela tristeza indefinida!

Conforme exposto,  várias pesquisas e estudos já foram realizados e concluiu-se que o convívio com animais domésticos promove vários benefícios, dentre eles:

Diminuí o estresse e a depressão

Unsplash

Ter um gato é um ato de amor que beneficia não só os bichinhos, mas também os seres humanos. Os laços de afeto dessa relação têm um grande impacto na saúde mental das pessoas que os possuem.

O próprio nome diz: animal de estimação, ou seja, é um ser que está numa relação de carinho e afeto.

Dentre os sintomas mais comuns de estresse e depressão, o isolamento, a falta de iniciativa e a perda de amor próprio, são situações frequentemente mencionadas.

Está comprovado que um tempo por dia dedicado ao seu filho felino é considerado um bom tratamento; isto porque os momentos de alegria que o pet proporciona faz com que o cérebro comece a liberar hormônios de prazer, tornando a vida da pessoa muito mais leve e feliz!

Curam a solidão

Unsplash

Uma pesquisa realizada pela Edellman Intelligence em parceria com a HABRI e a Mars Petcare revelou que 80% das pessoas se sentem menos sozinhas na companhia de um animal de estimação.

Os gatos transmitem sensação de segurança e afeto. Além disso, cuidar de um outro ser que depende de você, gera uma deliciosa responsabilidade que nutre ambos: o tutor e o felino acolhido.

A rotina de cuidados que eles exigem, tais como alimentação, higiene, brincadeiras, são excelentes para as pessoas que estão se sentindo deprimidas e solitárias.

Ter um gato com certeza amenizou bastante o sofrimento do isolamento social que foi imposto pela pandemia, fazendo com que tais pessoas tivessem um ser de puro amor para tornar os dias mais tranquilos e menos ansiosos.

Responsabilidade e rotina

Imagem: Canva

Cuidar de um gato envolve estabelecer uma rotina diária de alimentação, limpeza da caixa de areia, brincadeiras e cuidados com a saúde. Essa responsabilidade pode ser benéfica para a saúde mental, especialmente para aqueles que lutam com a falta de estrutura em suas vidas. Ter um gato requer comprometimento e proporciona uma sensação de propósito, ajudando a estabelecer uma rotina diária consistente, o que pode trazer estabilidade emocional e reduzir a ansiedade.

Geram muita felicidade

Unsplash


Você já ouviu falar que ter um gato, além de muitos benefícios, também pode diminuir o risco de infarto e outras doenças cardíacas?

Pois é, existem estudos que comprovam esse fato.

Esse é o motivo pelo qual os médicos afirmam que o contato com animais traz felicidade, saúde e longevidade. Cientificamente, a relação de afeto, cuidado e sensibilidade aumenta os níveis de oxitocina que estimulam, por sua vez, a produção de serotonina e dopamina. Esses nomes estranhos querem dizer que, o cérebro produz essas substâncias que tem ligação com a diminuição do sentimento de solidão e da depressão.

Por isso abrace muitooo seu felino…vamos aumentar o nível de oxitocina!

Os estudiosos dizem ainda que ter um animal de estimação também estimula o sistema límbico do cérebro, ligado às emoções. Os animais estreitam laços de carinho incondicional, aumentando a autoestima da pessoa, fazendo com que ela mude a forma de lidar consigo mesma e comece a se gostar.

Imagem: Canva

Importante ainda pontuar que os animais transmitem afeto, segurança e cumplicidade, e tudo isso faz um bem enorme para os seres humanos.

Considerando todas as situações expostas, podemos afirmar que acariciar um gato é uma ação que acalma a mente e transmite paz, além de melhorar a saúde cardiovascular e ser o melhor regulador de estresse existente.

Se você está considerando adotar um animal de estimação para ajudar a cuidar da sua saúde mental, um gato pode ser a escolha perfeita. Aproveite a presença amorosa e cativante desses adoráveis felinos e colha os benefícios positivos que eles podem trazer para a sua vida.

Photo of author
ogatolevi
Eu sou o Levi, um gato super charmoso e muito amado. Estou aqui para compartilhar informações muito legais, úteis e interessantes sobre o maravilhoso universo dos gatos.

Posts Relacionados