Como Acariciar Um Gato


Arquivo Pessoal

Pode parecer estranho o tema desse post, mas achamos importante abordar esse assunto pois é muito comum as pessoas ao verem um animal tão fofo quanto o gato irem imediatamente acariciar.

Mas olha só, a última coisa que você deve fazer é começar a acariciar um gato sem primeiro avaliar a situação. 

Informações iniciais:

1- Se não for o seu gato, pergunte primeiro ao dono se não há problema em acariciá-lo e como deve fazê-lo. Os bichanos costumam desconfiar de estranhos e podem reagir com medo ou agressão.

2- É importante saber que os gatos têm preferências individuais e sensibilidades ao toque, e acariciar um gato de forma inadequada pode resultar em desconforto para o animal e, em alguns casos, até mesmo em arranhões ou mordidas.

Pergunte também ao dono, se o gato tem áreas sensíveis ou doloridas que você deve evitar. 

3- Após obter essas informações, comece devagar e observe a reação do animal; deixe o gato se aproximar de você primeiro, estenda a mão de uma maneira relaxada para que o bichano possa cheirar você e se as coisas fluírem de maneira amistosa comece a acariciar suavemente as laterais do rosto.

Imagem: Canva

4- Quem deve começar com a interação é o gato: deixo o bichano iniciar a interação e não tente de maneira nenhuma forçar o contato com o animal.

5- Esteja atento ao feedback do gato: Observe o gato atentamente enquanto o acaricia. Se ele ronronar, fechar os olhos ou arquear as costas de forma amigável, esses são sinais de que ele está gostando do carinho.

Se ele se afastar, sibilar ou mostrar sinais de agitação, pare imediatamente.

Imagem: Canva

6- A região conhecida como feromonas, que é logo abaixo do queixo e pescoço é um dos locais que os bichanos gostam de carinho, já que promovem uma sensação de relaxamento; basta você pressionar o dedo e fazer movimentos de zigue-zague; se o gato estiver gostando dos carinhos fechará os olhos e pressionará essa região contra os seus dedos.

Se o contato entre você e o animal for tranquilo e o felino demonstrar estar gostando do carinho, você pode tentar acariciá-lo em outras áreas, como o topo da cabeça, ao lado do corpo e nas costas.

Continue observando as atitudes do bichano e caso ele role de lado e exponha barriga, é sinal de que ele confia em você e está relaxado.

7- Tome cuidado ao tocar a barriga do gato, muitos felinos não sentem segurança ao ter essa parte do corpo tocada, já que nessa posição estão vulneráveis. 

Os gatos dão sinais bastante claros de quando querem carinho, já que costumam se aproximar ronronando, se esfregando nas pernas e até dando pequenos golpes com a cabeça.

Lembre-se sempre de respeitar as diferenças individuais; não é porque seu gato gosta de abraços que os demais bichanos irão gostar também; a cautela é o melhor caminho para evitar mordidas ou sair arranhado da sessão de carinhos.

Algumas áreas devem ser evitadas de serem tocadas (considerando a maioria dos felinos), são elas: barriga, pés e pernas, coxas e cauda-especialmente parte inferior, além dos óbvios que são os órgãos genitais e o ânus do gato.

Outras dicas importantes:

1-Evite o uso de força excessiva: Nunca aperte ou puxe a pele do gato durante as carícias, pois isso pode causar desconforto.

2-Não perturbe enquanto come ou usa a caixa de areia: Evite perturbar um gato enquanto ele está comendo, bebendo água ou usando a caixa de areia. Respeite esses momentos de privacidade.

3-Introduza o gato a novas pessoas com cuidado: Quando apresentar seu gato a visitantes, explique as preferências do seu gato em relação ao toque e peça às pessoas para serem respeitosas.

Ensinar essas diretrizes às pessoas que interagem com gatos, especialmente aquelas que não têm experiência prévia, pode ajudar a criar interações positivas e seguras entre humanos e felinos.

Lembre-se de que cada gato é único, portanto, é fundamental prestar atenção às preferências individuais do animal e adaptar seu comportamento de acordo com elas.

Photo of author
ogatolevi
Eu sou o Levi, um gato super charmoso e muito amado. Estou aqui para compartilhar informações muito legais, úteis e interessantes sobre o maravilhoso universo dos gatos.

Posts Relacionados