
Você sabe como escolher a melhor ração para gatos?
A primeira coisa a ser avaliada quando você for escolher o alimento do seu gato é analisar o valor nutricional da ração.
Nossos “filhos de quatro patas” precisam de um alimento que atenda todas as demandas nutricionais e para isso a ração tem que conter ingredientes balanceados e de boa qualidade.
O número de gatos aumentou muito nos últimos anos e com isso ocorreu também um aumento na oferta de rações e outros produtos para esses animais, deixando até os gateiros mais experientes com dúvidas sobre qual a melhor ração para gatos.
Para te auxiliar na hora de encontrar a melhor ração fizemos uma criteriosa seleção e aproveitamos para inserimos algumas dicas que serão muito úteis quando você for escolher o alimento do seu gato.

Seguem algumas dicas importantes que devem ser observadas na hora de comprar a ração do seu gato:
O gato tem que aprovar a ração; para evitar desperdício compre um pacote pequeno, teste e se o animal aceitar bem evite mudar.
Gatos gostam de rotina e se você encontrou a melhor marca de ração para seu gato, mantenha inclusive o mesmo sabor.
O custo da ração deve ser adequado para sua condição financeira, já que terá que alimentar seu amigo por vários anos.
Quando for escolher a ração para o seu gato, pense também que, além da qualidade, o valor não seja absurdo e você tem condição de custear o alimento sem onerar suas finanças.
As necessidades específicas do seu bichano precisam ser levadas em consideração quando for escolher a melhor ração para ele.
Isto porque, conforme falamos, existem vários tipos de rações para gatos, tais como ração para gatos castrados, ração para filhotes, ração úmida 100% natural, ração úmida funcional, ração para raças específicas, ração light, ração para gatos idosos e outras.

Os gatos são animais carnívoros e na ausência de carne necessitam ser suplementados com taurina, que é um aminoácido existente apenas em proteínas animais.
Como não produzem esse aminoácido em quantidades suficientes e é essencial para sua saúde, ao escolher a ração para seu gato, lembre-se de verificar se contém taurina.
Com relação ao valor nutricional e ao tipo de matéria prima utilizada existem 4 tipos de rações secas no mercado:
Ração Standard
Conhecida também como ração comum, é pobre em proteína animal, que nesse caso são obtidas a partir de ossos. Sua formulação contém normalmente grãos de milho e soja e frequentemente os ingredientes são transgênicos e aditivos artificiais.
Ração Premium
Essas rações têm um melhor custo/benefício. Oferecem um nível de qualidade intermediário entre a Standard e a Super-premium.
Sua composição nutricional possui proteínas derivadas da carne.
Normalmente não possuem corantes e os conservantes são naturais, mas isso não é padrão e pode variar dependendo do fabricante.
Ração Super-premium
Esta categoria de ração é sem dúvida o que há de melhor em termos de nutrição para seu gato.
Alimentos frescos, de primeira qualidade, até 95% de digestibilidade, utilização de proteína animal, ou seja, promove benefícios tanto na digestão quanto na absorção dos nutrientes, o que trará muita saúde para seu felino.
Apesar de possuir um valor mais alto, é muito importante lembrar que seu animal irá comer menos, já a ração supre todas as necessidades nutricionais.
Ração Medicamentosa
Esse tipo de ração é desenvolvida especificamente para gatos com problemas de saúde.
Importante esclarecer que além de alimento, essas rações, como o próprio nome já diz, são medicamentos e existem no mercado vários tipos com indicações específicas, como por exemplo ração medicamentosa renal, hepática, gástrica e outras.
Sempre bom lembrar que essas rações devem ser indicadas por um veterinário!
Veja também: As melhores rações para gatos filhotes